sexta-feira, março 24, 2006

Prescrição Psicoterapêutica II

Por causa do medo de amar e ser amado, do meu racional blindar o emocional, do meu medo de pôr filhos nesse mundo tão louco e outras mazelas existenciais, um dia me "prescreveram" um poodle. Prescrito é a palavra certa, levando em consideração que foi uma terapeuta quem o fez. Como psicóloga tratava de gente, mas tinha uma grande experiência com cães pois dentre seus hobbies era uma cinófila de carteirinha. E já tinha uma certa experiência de como esses bichos são capazes de ensinar as pessoas, devido ao seu amor incondiconal.

Isso aconteceu há uns seis meses, ou melhor cinco, porque a Lalinha tá com 6 meses, creio eu. Tenho aprendido muito com ela. É impressionante a capacidade que um cão tem de levar um chute e mesmo assim ser extremamente amoroso conosco pouco tempo depois. Não adianta esperar isso das pessoas que machucamos com nossa agressividade e frustrações, ser compreendido não é tão fácil, principalmente se os ferimos. Os cães adotam a postura de lealdade e amorosidade acima de tudo. É um ótimo aprendizado para reconhecermos nossas fraquezas e carências, uma vez que estão sempre disponíveis para nos receber, especialmente quando baixamos a guarda depois de um arrependimento. O orgulho não existe no mundo cão.


(Esta é a Lalinha curtinho um passeio de carro num sabadão final de tarde. Observem a cara de plenitude dela nesse simples ato de botar a cabeça para fora da janela. Os cães sabem aproveitar as pequenas coisas da vida. Ultimamente tenho colocado a cabeça para fora da janela, com a língua ao vento, quando estou estressado. Às vezes sai até um latido.)

A outra coisa interessante é o fato de ser um poodle. Saem automaticamente da categoria dos cães comuns. Sempre achei que poodles não são cães, e que estão mais para uns miquinhos de circo. Isso se confirmou com a Lalinha, que me surpreende às vezes com a esperteza dela e a habilidade corporal que têm.

O maior aprendizado de tudo isso é que foi recomendado que ela fosse criada dentro de casa, comigo e com a Carlinha. Isso para estabelecer certos vínculos afetivos e papéis que um membro da família desempenha. Eu já tive e tenho outros cães. Mas sempre foram criados como cães, e não como membro da família. Sempre tiveram seu espaço e eu o meu. Agora a Lalinha venho para baldear o coreto. Me deixa os nervos à flor da pele a bagunça que ela faz, mas é um grande aprendizado.


(Estes aí são a Hana Tama e o Sidarta, de 5 e 10 anos respectivamente, um casal de "akitas" que moram comigo, mas não entram dentro da casa. O Sidarta puxou minha rabugentisse e já a Hana puxou o destrambelhamento da Carlinha.)

Já tive também um gato surdo, o Perseu. Uma figura. Depois conto as histórias dele. Sempre fui louco por bichos, mas não tão paciente com eles quanto louco. Sou ainda muito grosseiro, carente e intolerante. Mas Lalinha vai ensinar-me ainda muita coisa. Isso se ela sobreviver a mim, naturalmente! ;-)

5 Comentários:

At 11:28 PM, Anonymous Anônimo disse...

A Lalinha deve mesmo estar muito feliz por usar uma coleira e ser obrigada a passear de carro, se embreagando com imagens a 80km/h que não são processadas pelo seu cérebro...

...realmente você ama muito os seus! animais (miquinhos de circo) e eles tem toda a obrigação de ser leais, amorosos e humildes com você!

Que ser humano fantástico!!!Parabens!!

Será que a Lalinha gosta desse nome??

 
At 4:07 AM, Blogger Ka disse...

Ai q lindo! Adorei esse post, justamente pq adoro animais! Tbm já tive um poodle, mas morreu atropelado qdo fui abrir o portão pra botar o carro na garagem, ele saiu correndo feito doido! Chorei tanto, como se tivesse perdido uma pessoa da família...Me apego facil às pessoas, e com animais não é diferente! Aqui em casa tem uns 10 gatos,rs...arte da minha mãe q gosta mais deles do q de nós filhos...rsrs
A Lalinha é linda, e realmente ficou com uma cara de plenitude na foto! rs
Parabens pelos seus amiguinhos!
Abraços
Ka

 
At 11:58 AM, Anonymous Anônimo disse...

Olá! Achei seu blog através do Castelos de Ilusões, de Karina Castro.

Gostei muito da foto da Lalinha contigo. Além de gostar muito de fotografias, sou um apaixonado por cachorros. Parabéns pela foto e pelo excelente conteúdo de seu blog, coisa rara na Net.

Abração e ótimo final-de-semana.

 
At 12:27 PM, Blogger Ka disse...

Olá Nelson

Passe lá no meu blog e pegue o desafio que propus para você. É uma brincadeira entre blogueiros para sabermos um pouco mais sobre suas manias, assim conhecendo um pouquinho mais de nossos amigos , espero q participe!

P.S.: não se esqueça de me avise quando postar aqui as respostas.

 
At 12:28 PM, Blogger Ka disse...

Meu endereço: karinacastro.blogspot.com

 

Postar um comentário

<< Home