terça-feira, março 07, 2006

Determinismo Revisitado

Sartre já dizia de forma brilhante que "Não importa o que fizeram com o homem. Mas o que o homem faz com o que fizeram dele." Li há pouco num livro este poema que achei sensacional. Isso porque muitas vezes me percebo muito determinista, caçando os culpados para certas falhas minhas. (Problemas familiares, pai alcólatra e uma mãe submissa e omissa, em breve serão pequenos detalhes da minha vida.) ;-) Quando fazemos isso, sofremos de uma certa "doença da responsabilidade".

O poema chama-se "Determinismo Revisitado" de autora desconhecida:

"Fui ao meu psiquiatra - para ser psicanalisada
Esperando que ele pudesse me dizer por que esmurrei ambos os olhos do meu amor.
Ele me fez deitar em seu sofá para ver o que poderia descobrir
E eis o que ele pescou do meu subconsciente:
Quando eu tinha um ano mamãe trancou minha bonequinha num baú
E por isso é natural que eu esteja sempre bêbada.
Um dia, quando eu tinha dois anos, vi papai beijar a empregada
E por isso agora sofro de cleptomania.
Quando eu tinha três anos senti amor e ódio por meus irmãos
E é exatamente por isso que espanco todos os meus amantes!
Agora estou tão feliz por ter aprendido essas lições que me foram ensinadas
De que tudo o que faço de errado é culpa de alguém!
Que tenho vontade de gritar: viva Sigmund Freud!"


.

3 Comentários:

At 4:49 PM, Blogger Ka disse...

Interessante! Sabe q as vezes penso q minhas "infelicidades e frustraçoes" tem haver com meu passado ou com a maneira rude com q fui criada, mas chego a conclusão q nada disso é verdade, pois minha vida HOJE, minha felicidade e minha maneira de ser, depende exclusivamente de mim...Tenho magoas e magoas no meu coração( principalmente do meu pai), mas não posso culpar o mundo, o problema tá dentro de mim! Tenho q me libertar desses "fantasmas" e fazer do meu presente e futuro algo totalmente diferente! :) Ops , desculpe pelo coment gigantesco, me empolguei! rs
Abraços
Karina

 
At 10:58 AM, Blogger Unknown disse...

"O estimulo vem a nós, mas temos o dom de escolher nossas respostas."

curti muito o poema tbm...

 
At 1:46 PM, Blogger Unknown disse...

A verdade é que realmente tudo que somos hoje é um derivado do ontem, onde o que fazemos hoje vai ser imprecindível no que buscamos para o amanhã.

"Felicidade é algo que você decide por princípio...Vai depender de como preparamos nossas expectativas."

 

Postar um comentário

<< Home