quarta-feira, março 15, 2006

Daniel Quinn


(clique na imagem para ampliá-la)

Daniel Quinn é um dos meus autores preferidos. Isso por que na sua fantástica trilogia ("Ismael", "A História de B" e "Meu Ismael") ele consegue mostrar-nos sua ótica fantástica. Um bom livro não é aquele que agrega mais conhecimento ao nosso repertório, mas sim aquele que derruba nossos conceitos formados sobre a realidade, incitando-nos a rever valores e reorganizar nossas idéias. E esse camarada consegue fazer isso brilhantemente.

Em "Ismael" derrubamos nossos (pré)conceitos sobre Cultura, Ciência e História da Humanidade. Um livro surpreendente e altamente indicado para conhecer o pensamento de Quinn. Uma leitura fascinante, através de uma ficção inteligentíssima. (Duvido que alguém que termine este livro não queira ler os demais.)

Depois em "A História de B", Quinn nos faz rever nossos (pré)conceitos em relação às religiões e crenças, e o nosso verdadeiro lugar no universo. Neste livro já há um amadurecimento de suas idéias iniciais e uma organização sistêmica de sua teoria propriamente dita, através de palestras e uma ficção paralela. Um verdadeiro chute no saco, no melhor sentido que isso possa ter! ;-)

E em "Meu Ismael", ele fecha brilhantemente seu sistema de idéias com uma crítica fantástica à Educação e à Economia, com um final surpreendente para os leitores dos dois primeiros livros. A leitura destes livros (ou só de Ismael, para quem tiver uma preguiçite de leitura) é recomendadíssima. É destes livros que depois de lido você tem a sensação de que lhe acordaram de um sono profundo. Algo como a pílula vermelha do filme "Matrix".

Há ainda, o livro "Além da Civilização", que ele reuniu vários ensaios, bem mastigadinhos, com "dicas" de como sobreviver nesse mundo suicida, e o que é possível ser feito para uma "Nova Visão". Ele escreveu este livro para deixar mais claro ainda o que não tenha ficado. (Atualmente estou estudando este livro com o meu grupo de estudos holísticos, o Holos Hum que já completa 15 anos de existência.)

Fica aqui a dica. "Ismael" (e o restante da trilogia) é o tipo de "livro-chave" do patrimônio literário humano, tal como os livros: "O Tao da Física", "Ponto de Mutação", "O Gene Egoísta", "O Oculto", "O Livro de Mirdad" e outros mais que ainda vou comentar qualquer dia desses.

Quinn causa mais uma cicatriz na vaidade humana, uma revolução paradigmática, destruindo nossas certezas, tal como Copérnico (que tirou a Terra do centro do Universo), Darwin (que tirou o Homem de um "berço de ouro" e mostrou sua evolução natural tal como todas as outras espécies do planeta) e Freud (que mostrou que a Consciência na realidade é apenas a ponta de um iceberg do Incosciente, e que nossas ações não são tão claras e controladas por nós como pensávamos). Aventure-se por novas terras!

2 Comentários:

At 11:38 AM, Blogger Ka disse...

Olá Nelson!!

Adoro leitura , e suas dicas de livros me parecem bem interessantes!! Vou ver se consigo achar um dos títulos em minha cidade! Valeu!

Abraços

Ka

 
At 9:21 AM, Blogger Unknown disse...

Não tinha visto esse blog ainda, ou nem me lembrava. Parabéns. Boa sorte para você e suas idéias.

 

Postar um comentário

<< Home