terça-feira, fevereiro 07, 2006

Memórias I



Quando eu era pequeno me perguntava porque o xixi não saía preto depois que tomava Coca-cola.

(...)

Em outra ocasião me perguntaram no colégio como não-sei-quem, em uma passagem bíblica, (sim, colégios públicos brasilienses tinham aulas de educação religiosa, mesmo num Estado Laico) havia reconhecido Adão numa fila com vários homens, (a resposta "correta" era que ele seria o único homem sem umbigo de todos ali). Mas a minha (já) lógica aos 6 ou 7 anos respondeu de imediato: "Ora, ele era o mais velho (avô) de todos!".
(E não faz mais sentido?) Mas errei a pergunta e não ganhei estrelinha feita com lata de Nescau.

(...)

Aliás, falando em Bíblia, me lembro que eu morria de medo dela. Vez ou outra me deparava com ela na estante do fim do corredor... Apesar de centenas de livro, ela se destacava por ser um livro gigantesco (um dos "2 maiores livros da humanidade", segundo minha opinião literal da época eram: A Bíblia e o Dicionário Aurélio). Tinha medo porque achava que, se eu começasse a ler, quando terminasse estaria velhinho, com longas barbas brancas e não teria percebido o tempo passar ao meu redor, deixando de ser criança... (Hoje vejo que isso pode ser bastante verdadeiro!).

(...)

Bem verdade que além disso, eu tinha medo que ela caísse em cima de mim e me esmagasse. Aliás, falando em medo e em colégio público de Brasília, eu morria de medo também de hastear a bandeira. Fazíamos isso semanalmente. Me lembro que alguns colegas se orgulhavam e brigavam para serem escolhidos a fazê-lo. Eu achava um absurdo que 3 alunos (dois hasteando e um que trouxe a bandeira) se sentissem felizes de estar na frente de centenas de crianças que cantavam o hino nacional. Esse ritual acontecia na segunda e na sexta, num sobe e desce toda semana. Acho que o meu "leonismo" ainda não estava despertado ainda. (Hoje mesmo não sou uma Brastemp em matéria de leonino e de extroversão).

(...)

E finalizando o tema bíblico-federalista-fóbico, gostaria de assumir aqui que até hoje não sei nenhuma oração católica nem o hino nacional completos. Quando tenho que participar compulsoriamente de algum destes rituais, pego de surpresa, enrolo mesmo, sem o menor peso na consciência...

1 Comentários:

At 1:50 PM, Blogger Ka disse...

Adorei esse post! E já q vc citou q tinha a duvida de pq o xixi não saía preto depois de tomar coca cola, eu queria saber se as mães de pele negra tinham o leite do peito com nescau! rs...Olha cada coisa!

 

Postar um comentário

<< Home