Deus é Fiel? (parte II)
Falando nisso lembrei de uma historinha:
Numa floresta não muito longe daqui, Dona Gazela acorda bem cedo e reza a Deus, para que seja benevolente e misericordioso com ela e sua comunidade por mais aquele dia, para que ela escape dos leões predadores e assim possa alimentar e proteger seus filhotes. Do outro lado da Floresta, neste mesmo momento, Dona Leoa, que também acordou cedo como de costume, reza a Deus solicitando Sua bondade e generosidade, de forma que ela possa naquele dia encontrar uma gazela e assim alimentar a si e sua cria.
Gostaria de saber o seguinte: para qual Deus elas estão se dirigindo? E qual delas será atendida? Deus é "fiel" a qual delas?
Assim também é nossa humanidade. Rezamos para os nosso suposto Deus único pedindo proteção. O interessante é que várias culturas também fazem isso, e se Deus é imparcial é óbvio que ninguém seria atendido. (E se fosse, certamente o seria por um Deus "gazélico" e um Deus "leonino"). Assim nossas preces são direcionadas a deuses relativos, protetores de povos específicos. A coisa fica pior ainda quando as orações são pessoais: "Oh Deus, preciso daquela vaga no emprego" ou ainda "Oh Deus, meu filho precisa passar no vestibular". As vagas são poucas, bem sabemos, e bem concorridas. Haja deuses!
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home