terça-feira, outubro 03, 2006

O Senhor dos Anéis no cenário político brasileiro


Meu amigo hobbit Cristovam Buarque

Eu disse ontem por aqui que acredito na democracia brasileira e em duendes também. Refletindo mais sobre isso pude perceber que esta minha crença fundamentada que me levou a votar no Cristovam Buarque. Vocês já reparam como ele parece um simpático hobbit? Adoro ele.
Creio que a melhor democracia será aquela feita por um governo de duendes... Mas quem são os duendes?

Duendes são seres em extinção. São honestos, transparentes (tanto que são poucos os que os vêem) e francos. Como têm poderes mágicos e a natureza abundante em sua volta, não vêem necessidade em utilizarem-se da Res publica para beneficio próprio, uma vez que as leis da Natureza são implacáveis para com aqueles que as negligenciam. São seres protetores por natureza.

Sendo assim, penso que o melhor caminho para uma mudança profunda (e não paliativa combatendo-se sintomas como criminalidade ou corrupção) se dará através da Educação. E os duendes já fazem isso por milhões de anos, muito antes de uma civilização abrupta, arrogante e neoliberal (inspirada nos ogros caolhos do Norte) pensasse em existir, ou da expansão da civilização dos anões-vermelhos-barbudos-briguentos se expandirem. Aliás foi nesta última raça que a esperança de tantos súditos do Condado foi depositada, mas o líder deles não pôde tornar-se Senhor dos Anéis porque faltara-lhe dedo.

Votemos mais em duendes.
Pensem nisso, queridos leitores.

5 Comentários:

At 12:55 PM, Anonymous Anônimo disse...

Adorei ! como pode um Senhor dos Aneis sem um dedo... rs

Que o "fraquinho" Hobbit possa nos fazer enxergar que a união dos "bons" faz a força e destrói as tevas...

 
At 1:03 PM, Blogger Sabrina disse...

Primeiro gostaria de agradecer a sua visita no Jardim e por ter semeado seus pensamentos por lá.
Depois, dizer que, apesar de não nos conhecermos o suficiente, pensamos de forma parecida. Sem educação não dá para mudar... então, que venham os duendes :)

Um beijo grande no seu coração

 
At 5:19 PM, Anonymous Anônimo disse...

Adorei seu texto e vim retribuir sua visita. Também acredito na democracia e em duendes. Pode parecer até antagônico, mas quem se importa? Eu não...
Voltarei mais vezes.
Bjs e até!

 
At 10:15 PM, Blogger Ela disse...

Bom...o livro com certeza teve sua participação...rs
Alias...vc teve! Preciso um dia te agradecer de verdade e te contar tudo o que houve olhando pro céu...
Um grande beijo saudoso...

 
At 6:12 PM, Blogger Barbara disse...

Nem foi um anão-vermelho-barbudo-briguento que deteve o anel nos últimos tempos, foi um legítimo representante da raça "Smeagolliana", que continua dizendo "My precious" sem conseguir enxergar o belo buraco em que meteu a si e a todos.

 

Postar um comentário

<< Home